Tuesday, November 8, 2011

4 - Personal Pronouns me

Personal Pronouns   me

 
 
  1   Designa-se por pronomes pessoais complemento quando estes são empregues como complemento (directo ou indirecto) de um verbo:
 
S + V + O ondeS = subject (sujeito)
V = verb (verbo)
O = object (complemento)
 
Singular PronounsSignificado
1ª pessoame me, mim, a mim, eu
2ª pessoa youte, a ti, o, a, lhe
3ª pessoahim lhe, ele, a ele, o
her lhe, ela, a ela, a
it lhe, ele, ela, a ele, a ela, o, a
 
 
PluralPronouns Significado
1ª pessoa usnos, a nós
2ª pessoayou vos, a vós, os, as, lhes
3ª pessoa themlhes, eles, elas, a eles, a elas, os, as

 

  2   Empregam-se os pronomes pessoais complemento:
 
 
(a) como complemento directo quando a acção de um verbo afecta a pessoa ou algo:
 
Example Significado
Who built the house?
I built it.
Quem construiu a casa?
Eu construí-a.
I know them. Eu conheço-os.
 
 
(b) como complemento indirecto quando a acção de um verbo beneficia a pessoa:
 
Example Significado
Could you pass me the salt, please? Podes passar-me o sal, por favor?
I'm going to buy her a present. Vou comprar-lhe um presente.
 
 
(c) em linguagem informal, quando as respostas são compostas por uma só palavra:
 
Example Significado
Who is it? Me. Quem é? Eu.
Who broke the vase? Him (1). Quem partiu o vaso? Ele.
 
(1) Em linguagem formal, a resposta deverá ser He did.
 
 
(d) a seguir às preposições:
 
Example Significado
The boy is looking at her. O rapaz está a olhar para ela.
She gave the book to me. Ela deu-me o livro.
I feel sorry for her. Estou com pena dela.
 
 
(e) em linguagem informal, a seguir ao verbo bethan e as:
 
Example Significado
It was him who asked the question. Foi ele quem fez a pergunta.
Jennifer is taller than me. A Jennifer é mais alta do que eu.
Sue is as intelligent as him. A Sue é tão inteligente como ele.
 
 
(f) em linguagem informal, como sujeito de um verbo. Em linguagem formal, essa utilização é considerada incorrecta (2).
 
ExampleSignificado
John and me (2) like reading.Eu e o João gostamos de ler.
 
 
(g) em exclamações:
 
Example Significado
He won the lottery. Lucky him! Ele ganhou a lotaria. Que sorte a dele!


--
Att.
Marcus Augusto D. do Vale
Cel Vivo   9978-3913
Res    68 3322-4590
MSN madvale@hotmail.com


No comments: