Wednesday, November 9, 2011

5 - Possessive Adjectives my

Possessive Adjectives   my

 

 
Os adjectivos possessivos:
 
 
  1   têm as seguintes formas:
 
Singular Poss. Adjs.Significado
1ª pessoamy meu, minha, meus, minhas
2ª pessoa yourteu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, de você, do senhor, da senhora
3ª pessoahis seu, sua, seus, suas, dele
her seu, sua, seus, suas, dela
its seu, sua, seus, suas, dele, dela
 
 
PluralPoss. Adjs. Significado
1ª pessoa ournosso, nossa, nossos, nossas
2ª pessoayour vosso, vossa, vossos, vossas, dos senhores, das senhoras
3ª pessoa theirseu, sua, seus, suas, deles, delas

 

  2   são também conhecidos como determinantes possessivos.

 

  3   são empregues antes de um substantivo:
 
 
(a) adjectivo possessivo + substantivo:
 
Example Significado
my car o meu carro
her book o livro dela
their house a casa deles / delas
 
 
(b) adjectivo possessivo + (adjectivo) + substantivo:
 
Example Significado
my old car o meu carro velho
her new book o livro novo dela
their cheap house a casa barata deles / delas

 

  4   são empregues para indicar que algo pertence a alguém:
 
Example Significado
This is my book. Este é o meu livro.
Where is your son? Onde está o teu filho?

 

  5   podem ser empregues com a palavra own para ênfase:
 
Example Significado
I've got my own room. Tenho o meu próprio quarto.
I've got a room of my own. Tenho o meu próprio quarto.

 

  6   são empregues nas partes do corpo e em roupas:
 
Example Significado
I'm washing my hands. Estou a lavar as mãos.
This is her new dress. Este é o seu vestido novo.

 

NOTA:
 
(a) Emprega-se his quando algo pertence a alguém do sexo masculino:
 
Example Significado
This is his house. Esta é a casa dele.
His father is a teacher. O pai dele é professor.

 

(b) Emprega-se her quando algo pertence a alguém do sexo feminino:
 
Example Significado
This is her house. Esta é a casa dela.
Her mother is a teacher. A mãe dela é professora.

 

(c) Emprega-se its (1) quando algo pertence a algo ou a um animal:
 
Example Significado
The dog wagged its tail. O cão abanou o rabo.
The car is old. Its tyres need to be changed. O carro está velho. Os pneus precisam de ser substituídos.
 
(1) não confundir com it's que é it is

 

(d) Quando se sabe o sexo de um animal, pode-se empregar his ou her:
 
Example Significado
A female lion always protects her cubs. Uma leoa protege sempre as suas crias.

 

(e) Emprega-se their quando algo pertence a mais do que uma pessoa ou coisa:
 
Example Significado
The children washed their hands before eating. A crianças lavaram as mãos antes de comer.
 

--
Att.
Marcus Augusto D. do Vale
Cel Vivo   9978-3913
Res    68 3322-4590
MSN madvale@hotmail.com


No comments: