Tuesday, November 15, 2011

8 - Reflexive Pronouns myself

Reflexive Pronouns   myself

 
Os pronomes reflexos ou reflexivos:
 
 
  1   terminam em -self no singular e -selves no plural.

 

  2   têm as seguintes formas:
 
SingularReflex. Prons. Significado
1ª pessoa myselfme, eu mesmo, eu mesma, a mim mesmo, a mim mesma, eu próprio, eu própria
2ª pessoayourself te, tu mesmo, tu mesma, a ti mesmo, a ti mesma, tu próprio, tu própria, se, a si mesmo, a si mesma, você mesmo, você mesma, o senhor mesmo, a senhora mesma
3ª pessoahimself ele mesmo, a si mesmo, se, ele próprio, ele em pessoa
herself ela mesma, a si mesma, se, ela própria, ela em pessoa
itself ele mesmo, ela mesma, a si mesmo, a si mesma
 
 
PluralReflex. Prons. Significado
1ª pessoa ourselvesnós mesmos, nós mesmas, a nós mesmos, a nós mesmas, nós próprios, nós próprias, a nós próprios, a nós próprias
2ª pessoa yourselvesvós mesmos, vós mesmas, a vós mesmos, a vós mesmas, vós próprios, vós próprias, vocês mesmos, vocês mesmas, vos, se, os senhores mesmos, as senhoras mesmas
3ª pessoa themselveseles mesmos, elas mesmas, a si mesmos, a si mesmas, eles próprios, elas próprias, se

 

  3   são empregues como complemento de um verbo para reflectir o sujeito deste na mesma frase.
 
Example Significado
I cut myself. Cortei-me.
She hurt herself. Ela magoou-se.

 

  4   são empregues obrigatoriamente a seguir a verbos reflexos,(1) ex. absent (from), avail (of), betake (to), pride (on):
 
Example Significado
I absented myself from school. Faltei à escola.
He should avail himself of this opportunity to improve his grammar. Ele deve aproveitar-se desta oportunidade para melhorar a sua gramática.
She betook herself to the garden to see the prince.Ela foi ao jardim para falar com o príncipe.
She prides herself on her work. Ela orgulha-se do seu trabalho.

 

  5   são empregues, não obrigatoriamente, a seguir aos verbos transitivos:(2)
 
Example Significado
I cut myself. Cortei-me.
She introduced herself. Ela apresentou-se.
They blamed themselves. Eles culparam-se a si mesmos.
 
 
Compare a utilização dos mesmos verbos em cima com os adjectivos possessivos (a) e pronomes pessoais complemento:(b)
 
Example Significado
I cut my (a) finger. Cortei o dedo.
She introduced me (b) to John.Ela apresentou-me ao João.
They blamed him (b) for the accident. Eles culparam-no pelo acidente.

 

  6   são normalmente empregues a seguir a certos verbos intransitivos (3) e quando se referem a crianças:
 
Example Significado
Dress yourself! You're a big boy now. You don't need me to help you. Veste-te! És um rapaz grande agora. Não precisas de mim para te ajudar.
 
 
Compare a utilização do mesmo verbo em cima sem o pronome reflexo:
 
Example Significado
I must dress. Tenho que me vestir.

 

  7   são empregues a seguir às preposições:
 
Example Significado
He can look after himself. Ele sabe cuidar-se.
I am talking to myself. Estou a falar sozinho.
She lives by herself. Ela vive sozinha.
 
 
Mas a seguir às preposições de lugar empregam-se somente os pronomes pessoais complemento:
 
Example Significado
The book is right in front of him. O livro está mesmo à frente dele.
The dog is behind her. O cão está atrás dela.

 

  8   são empregues para ênfase:
 
Example Significado
John himself did the exercise. O próprio João fez o exercício.
John did the exercise himself. O próprio João fez o exercício.
You yourself heard what I said. Tu mesmo ouviste o que eu disse.
You heard what I said yourself.Tu mesmo ouviste o que eu disse.
 
 
(1) diz-se verbo reflexo quando a acção deste exerce sobre o sujeito que a pratica
 
(2) diz-se verbo transitivo quando este necessita de um complemento directo e/ou indirecto
 
(3) diz-se verbo intransitivo quando este não necessita de um complemento directo nem complemento indirecto. Por outras palavras, quando o verbo tem sentido completo.

--
Att.
Marcus Augusto D. do Vale
Cel Vivo   9978-3913
Res    68 3322-4590
MSN madvale@hotmail.com


No comments: